O uso dos jogos digitais educacionais no processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais
Resumo
Este artigo tem a finalidade de analisar o uso de jogos digitais educacionais livres com potencial de utilização no processo de ensino e aprendizagem em uma intervenção nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica José Cañellas, do município de Pinheirinho do Vale, Rio Grande do Sul. Para isto foram realizados os seguintes procedimentos: questionários com os professores para averiguar se eles utilizam os jogos digitais educacionais como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem e se consideram importante essa utilização, como também ter o domínio das ferramentas tecnológicas. Questionário aos alunos para identificar se eles consideram os jogos digitais educacionais importantes para auxiliar em seu aprendizado. Foi realizada uma intervenção com os jogos digitais educacionais, com o 3º ano da escola estudada, para saber na prática se os jogos podem auxiliar no desenvolvimento das atividades, se eles influenciam de modo positivo na educação. Diante das observações realizadas e da análise das respostas dos alunos e professores ao questionário, observou-se que o uso de jogos digitais educacionais pode contribuir para desenvolver habilidades e estimular a participação ativa dos alunos na construção de conhecimentos, tornando este processo mais significativo e prazeroso.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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