Uso de smartphones na prática pedagógica de alunos dos anos finais do ensino fundamental na disciplina de Língua Portuguesa no município de Santa Maria
Resumo
O presente artigo aborda o uso de smartphones na prática pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa, com o intuito de que sejam utilizados estes recursos como ferramenta de apoio à construção de conhecimentos em sala de aula. Nesta oportunidade, buscou-se referencial teórico para embasar o estudo. Ao longo do artigo, apresentam-se reflexões referentes à introdução destes recursos tecnológicos da mídia informática no contexto escolar, sua aplicabilidade, a necessidade da fluência digital por parte destes pro-fissionais e a necessidade de mudança metodológica no fazer pedagógico para que seus usos sejam a serviço da educação e de forma integrada aos projetos desenvolvidos. O objetivo desta pesquisa consiste em inserir o uso dos smartphones como recursos de apoio a construção de conhecimentos por parte dos alunos, na busca de in-formações e produção de conteúdo digital. A metodologia deste trabalho consistiu na revisão de literatura e na proposição de experiências que possibilitem a construção de aprendizagens a partir do desafio de tornar os alu-nos autores e coautores no uso dos diferentes recursos digitais. A principal conclusão extraída do estudo foi em relação à importância da aplicação do uso de smartphones como ferramenta de apoio, pesquisa e disseminação de conhecimento aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, sendo que como resultados principais enfatiza-se o melhor desempenho em provas e estímulo da capacidade crítica dos adolescentes, que ficaram bastante moti-vados com a dinâmica.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: