Validação transcultural do nutrition physical activity self assessment for child care
Resumo
A obesidade infantil está cada vez mais presente nas escolas e, na maioria dos casos, o lugar onde as crianças passam a maior parte do dia, pode criar um ambiente de prevenção e medidas de intervenção, com programas e atividades de educação nutricional Propriedades físicas. Nesse sentido, o objetivo do estudo é fazer uma validação e uma adaptação transcultural do instrumento Go Nutrition Physical Activity Self Assessment for Child Care. Esta ferramenta de auto-avaliação foi desenvolvida para avaliar o contexto escolar sobre o estado nutricional e atividades físicas com crianças desde o nascimento até os cinco anos de idade. As etapas do processo de validação seguiram as recomendações propostas por Gjersing, Caplehorn e Clausen (2010): pesquisa conceitual, tradução e re-tradução, comitê de especialistas, pré-teste, revisão, aplicação com público-alvo e análise estatística. De acordo com os resultados, na fase de tradução e re-tradução, houve confiabilidade na linguagem final com a de especialistas analisados em relação à Claridade de linguagem, relevância prática e teórica e mostrou que os itens analisados têm boa compreensão e as questões com resultados abaixo 75% foram reformulados com o objetivo de melhorar a clareza linguística. No pré-teste, a clareza do idioma era boa e poderia ir para a aplicação do público. Após essa aplicação, o alfa de Cronbach mostrou valores satisfatórios para os itens analisados. Portanto, a conclusão é que é possível fornecer um instrumento abrangente e confiável para avaliar a atividade física e a prática de nutrição das crianças no contexto da educação infantil brasileira.
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