Proposta didática com a Khan Academy
Resumo
As ferramentas computacionais na educação atuam como incentivadoras da inclusão e das transformações coletivas, sendo imprescindíveis para a percepção de novos códigos, métodos e linguagens, instruindo os indivíduos para a sociedade das tecnologias indispensáveis. Nesse contexto, este trabalho apresenta e contextualiza a plataforma educacional Khan Academy, bem como analisa qualitativamente sua exploração por meio de atividade aplicada a alunos do Programa Profuncionário - Curso Técnico em Multimeios Didáticos - ofertado à distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, no âmbito da disciplina Informática Aplicada à Educação II. Traz também uma unidade didática como exemplo para a utilização da ferramenta no contexto educativo. O método de investigação parte da pesquisa qualitativa. Intenta-se evidenciar que a escola, mesmo em circunstâncias de contingência de recursos materiais e financeiros, é capaz de explorar ideias e testar hipóteses através de experiências e ações práticas por intermédio dos instrumentos computacionais. Os resultados demonstram que, mesmo com poucos recursos, existe a possibilidade de conceber um aluno mais estimulado, atraído, livre para implementar ideias e realizar uma conexão entre organização do conhecimento, pessoas, lugares e tecnologias.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: