Ensino tradicional e ensino mediado por tecnologias digitais: um comparativo utilizando o software GeoGebra
Resumo
O uso de tecnologias no ensino de matemática tem se intensificado nos últimos anos, visto que a quantidade de recursos e softwares desenvolvidos para auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem é imensa. Nessa perspectiva, é importante destacar que as tecnologias utilizadas sejam analisadas previamente para verificar se atingem os objetivos propostos pelo professor em sua aula. Diante disso, este artigo apresenta duas experiências realizadas no contexto escolar com o objetivo de investigar a eficácia do uso do software GeoGebra no ensino de geometria plana. Para isso, foram realizadas duas diferentes práticas pedagógicas nas aulas de matemática em duas turmas: uma na forma tradicional de ensino e outra utilizando o GeoGebra. Após, foi aplicado um questionário para avaliar o trabalho desenvolvido. A partir dos resultados obtidos, é possível inferir que o software é um bom recurso para ser utilizado no ensino de geometria plana e deve ser trabalhado aliado ao conteúdo em sala de aula, pois possibilita a realização de atividades práticas, com base na resolução de problemas, tornando o aluno protagonista do processo de aprendizagem.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: