Educação especial & educação inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea
Resumo
Como a articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva opera nos modos de subjetivação das professoras na escola contemporânea? Esse problema de pesquisa deriva das inquietações em torno de como as professoras constituem a docência no lugar de verdade da inclusão escolar, especialmente, após a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Considerando isso, esta Tese de Doutorado em Educação propôs compreender a articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva na escola contemporânea a fim de problematizar os efeitos nos modos de subjetivação das professoras. Especificamente, tratou-se de mapear a articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva para produção da docência na escola contemporânea; analisar o processo de modelização das professoras de Educação Especial e das professoras das salas comuns/regulares; e problematizar a condição histórica da articulação entre a Educação Especial e a Educação Inclusiva na produção da docência na escola contemporânea. A partir da perspectiva filosófica de Michel Foucault e das contribuições dos Estudos Foucaultianos em Educação, elegeu-se a subjetivação como ferramenta analítica central na matriz teórico-metodológica desta pesquisa, e as noções de governamentalidade, noopolítica, sujeição social e servidão maquínica foram tomadas como tangenciais nesta problematização. Dessa maneira, organizou-se a materialidade da prática de pesquisa por meio dos contextos da emergência e das proveniências de inspiração genealógica. No contexto de emergência, documentos legais ou publicações oficiais relativas às metas educacionais, à formação de professoras e às práticas escolares no nosso país na atualidade foram problematizados. No contexto das proveniências, analisaram-se os documentos escolares de uma Escola Estadual, localizada no município de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, referência na inclusão escolar do público-alvo da Educação Especial, inclusive referendada na materialidade das práticas escolares, e pioneira no trabalho pedagógico com esse público-alvo no município de Santa Maria e no Estado do Rio Grande do Sul; além disso, realizaram-se entrevistas narrativas com doze professoras de Educação Especial que atuaram e continuam atuando na Escola Estadual, e com quatro professoras das salas comuns/regulares. Esse empreendimento teórico-metodológico possibilita concluir que, na articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva, a docência inclusiva emerge como esse conjunto de professoras de Educação Especial e das salas comuns/regulares que se mobilizam em prol da inclusão escolar. Historicamente, os eixos de moralização, psicologização e democratização, presentes nos modos de tornar-se professora nas práticas escolares, constituem-se como condições de possibilidade da docência inclusiva. A docência inclusiva, dessa maneira, produz um processo de modelização dessas professoras mediante o self inclusivo, da articulação, da expertise pedagógica e da inovação na escola contemporânea.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: