A atividade lúdica na aprendizagem da criança com altas habilidades/superdotação
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo compreender como a criança com indicadores de
altas habilidades/superdotação reage ao trabalho pedagógico que utiliza jogos e
brincadeiras. O trabalho foi realizado numa escola federal, no município de Santa
Maria – RS, envolvendo dezessete alunos, um deles com indicadores de altas
habilidades/superdotação e a professora da turma. A pesquisa foi qualitativa e o
procedimento de coleta de dados foi a observação, que ocorreu em dois contextos: em
sala de aula e no recreio. A partir deste estudo, foi possível perceber a importância do
trabalho pedagógico permeado por atividades lúdicas. A criança com indicadores de
altas habilidades/superdotação, através do lúdico, resgatou o interesse pela
aprendizagem e a relação aos demais alunos. Ressalta-se que, no uso deste recurso,
precisam ser respeitados a faixa etária do aluno e seu nível de desenvolvimento. Assim, o estudo reafirma a importância do lúdico como uma forma prazerosa da aprendizagem e um dos recursos que o professor deve utilizar em sala de aula para estimular a criança a aprender sempre mais e com mais satisfação.