Progressão tópica em textos orais de alunos do ensino médio: um estudo a partir da linguística do texto e da pesquisa-ação
Resumo
Esta pesquisa de Mestrado, desenvolvida junto a uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Santa Maria (RS), entre os meses de agosto e dezembro de 2016, tem, como objetivo geral, investigar como a análise das produções textuais orais, em sala de aula, colabora na qualificação da produção em debate deliberativo por parte do aluno desse nível. Para isto, propomos: (I) investigar como o estudo da progressão textual, a partir de Máximas Conversacionais (Grice, 1982) selecionadas, auxilia o aluno na produção e na reconstituição de seu texto oral; (II) averiguar como a Pesquisa-Ação, com apoio da Linguística do Texto, pode auxiliar os alunos do Ensino Médio a ampliar a habilidade de produção textual, especificamente, na modalidade oral; (III) investigar como a proposta de trabalho, a partir da progressão tópica, auxilia o aluno de Ensino Médio no estabelecimento de estratégias para a produção de seus textos. Os estudos teóricos que embasaram nossa ação, tanto em termos científicos quanto em termos didáticos, são vinculados à Linguística do Texto: Beaugrande e Dressler (1981), Charolles (2002), Fávero e Koch (1994), Koch (1992; 2006; 2014a; 2014b; 2015) e Marcuschi (2008). Além desses, consultamos estudos sobre gêneros textuais, mais especificadamente gêneros textuais orais e ensino de Língua Portuguesa a partir da perspectiva de Schneuwly (2004a), Travaglia et al. (2013), Dolz e Schneuwly (2004a), Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), Marcuschi (2001). Já a base metodológica empregada foi a Pesquisa-Ação, conforme Thiollent (2008), Tripp (2005) e Burns (2010). Para a análise do material linguístico, organizamos quadros de análise, a partir dos quais observamos a progressão textual a partir da organização e das relações dos tópicos discursivos das produções textuais. Em relação à análise e à discussão dos dados, realizada a partir de três produções textuais do sujeito denominado S05, apoiamo-nos nas Máximas Conversacionais propostas por Grice (1982) e nos articuladores discursivo-argumentativos classificados por Koch (1992; 2015), uma vez que buscamos averiguar não apenas a progressão ou não do texto, mas também as relações estabelecidas entre os tópicos. Na produção textual diagnóstica (PTD), S05 atinge dois níveis na organização tópica. No entanto, tal configuração difere, gradativamente, ao longo das produções textuais, atingindo o terceiro nível nas produções seguintes (PTI e PTF). As relações entre tópicos, isto é, no plano hierárquico, são baseadas em explicação/justificativa, correção/definição e especificação/generalização. Além disso, os tópicos relacionam-se de diferentes maneiras, contudo não observamos descontinuidade no plano linear. Tais constatações nos permitiram concluir que a proposta de trabalho baseada na Pesquisa-Ação e na Linguística do Texto, assim como a abordagem didática da progressão textual a partir das Máximas Conversacionais, auxilia o aluno na produção de texto na modalidade oral da língua.
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