A produtividade dos sujeitos com deficiência na articulação da educação profissional e tecnológica com a inclusão
Resumo
Esta Tese tem como objetivo compreender como a educação profissional e tecnológica investe na constituição de sujeitos produtivos na racionalidade neoliberal de matriz inclusiva. Inspirada no pensamento de Michel Foucault e nos estudos foucaultianos em educação buscou-se empreender um exercício de análise da articulação da educação profissional e tecnológica com a inclusão na Contemporaneidade, a partir da ferramenta analítica governamento e das noções transversais, biopolítica, neoliberalismo, capital humano e produtividade. Os documentos eleitos para compor a materialidade referem-se a políticas públicas, materiais de programas de Governo e produções que são publicadas com o objetivo de apresentar ações e princípios que norteiam a educação profissional e tecnológica e a inclusão, e foram organizados em três grupos: o primeiro em que se encontram os documentos que entendo compor a política de educação profissional e tecnológica; no segundo foram dispostos os documentos que se voltam à inclusão produtiva de pessoas com deficiência na atualidade; e o terceiro, destinado aos documentos de programas de Governo que constituem uma rede de parcerias voltada à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A partir do empreendimento analítico realizado, foi possível compreender que a educação profissional e tecnológica acaba se reconfigurando para atender a necessidade de investimento em capital humano no contexto contemporâneo. Articuladas, a educação profissional e tecnológica e a inclusão funcionam como tecnologias de governamento das condutas da população na esteira da racionalidade neoliberal, investindo no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a inclusão produtiva nos jogos de mercado. No que se refere às pessoas com deficiência, os desdobramentos e mudanças de ênfase da inclusão na Contemporaneidade produzem a necessidade de que os sujeitos desenvolvam um capital individual que lhes permita migrar da escola para outros contextos educacionais e sociais, buscando sua inclusão e manutenção nessa condição. Na operacionalização da educação profissional e tecnológica com a inclusão visualizei a operação de práticas de integração, verticalização e flexibilização dos itinerários de formação profissional buscando investir na constituição de sujeitos empreendedores e autogestores, assim como são colocadas em funcionamento ações específicas a partir da constituição de parcerias que procuram potencializar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Dessa maneira, a articulação da educação profissional e tecnológica com a inclusão investe na produtividade dos sujeitos com deficiência de modo a desenvolver as condições de concorrência e competição para sua entrada e permanência no jogo econômico neoliberal.
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