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dc.contributor.advisorAraújo, Cristiane Ludwig
dc.creatorAntunes, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2018-11-12T12:57:45Z
dc.date.available2018-11-12T12:57:45Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14805
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study aims to carry out an analysis of the school management, taking as its starting point the position of the provision of (a) director (a) in a public school. The theoretical contributions of research to bolster, in part, reflective wealth of Paro (1996, 2000, 2001, 2002, 2011) and also in studies of Lück (1996), Dourado (2003), Libâneo (2004), Oliveira (2004) and some legal regulations that introduce school management based on democratic principles. Its structure is based and focused on the mechanisms of participation and democratic management for the construction of school social function. It starts from the assumption that part of the function, is hinged to the role played by the director and also the questioning of the process of choosing the director and his connection with the quality of teaching. The research follows the methodological approach of qualitative approach to the bibliographical and having, as a data collection tool, the semi-structured interview. Divided into three chapters, it aims to establish the relationship between the political and the administrative practices of the school, the organization of school and everyday teaching, with focus on the forms of provision of the director and finally the management under the principles of participation. Are ultimately has an interview with a director of a public school in the city of Rondinha - RS, who accepted the invitation to the interview and has a suitable profile for this study. The answers that served as a professional tool for data collection, through a semi-structured questionnaire which was later analyzed based on bibliographic studies. At the end it was found that the director, while articulating the management team, has its leading role in effecting the necessary changes, cry out by society, against political influence and decades of economic education. However, it is necessary effective participation of the entire school community for the changes happen.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectDirectoreng
dc.subjectPolicyeng
dc.titleO provimento do cargo do diretor na construção da escola democrática: uma reflexão para os gestores escolares do município de Rondinhapor
dc.title.alternativeThe filling of the position of director in the construction of democratic school: a reflection for the school managers of the municipality of Rondinhaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem por finalidade realizar uma análise sobre a gestão escolar, tendo como ponto de partida o provimento do cargo do (a) diretor (a) em uma escola pública. Os aportes teóricos da pesquisa amparam-se, em parte, no manancial reflexivo de Paro (1996, 2000, 2001, 2002, 2011) e também nos estudos de Lück (1996), Dourado (2003), Libâneo (2004), Oliveira (2004) e em algumas normativas legais que introduzem a gestão escolar pautada nos princípios democráticos. Sua estrutura base está centrada nos mecanismos de participação e na gestão democrática para a construção da função social da escola. Parte-se do pressuposto de que, parte da função, está articulada ao papel que desempenha o diretor e também do questionamento do processo de escolha do diretor e sua ligação com a qualidade no ensino. A pesquisa segue a perspectiva metodológica da abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e tendo, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada. Dividida em três capítulos, procura-se estabelecer as relações entre o político e o administrativo das práticas escolares, a organização do cotidiano escolar e pedagógico, com foco para as formas de provimento do diretor e por fim a gestão sob os princípios da participação. Está ultima análise conta com uma entrevista realizada com uma diretora de uma escola estadual do município de Rondinha – RS, que aceitou o convite para a entrevista e tem um perfil adequado para este estudo. As respostas dessa profissional serviram de instrumento para coleta de dados, através de um questionário semi-estruturado que posteriormente foi analisado com base nos estudos bibliográficos realizados. Ao final foi possível constatar que o diretor, enquanto articulador da equipe gestora, tem seu papel de destaque na efetivação das mudanças necessárias, clamadas pela sociedade, frente a décadas de influência política e econômica a educação. Porém, é necessária participação efetiva de toda a comunidade escolar para que as mudanças aconteçam.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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