Reflexões acerca das práticas pedagógicas com os bebês
Resumo
Este trabalho discute acerca das práticas pedagógicas com os bebês na Educação
Infantil. A relação entre cuidar e educar é indissociável e é importante analisarmos
as necessidades dos bebês nesta faixa etária, bem como, quais as possibilidades de
ação/mediação pedagógica nesta relação. Com isso, busco responder o seguinte
questionamento: De que forma são organizadas as práticas pedagógicas com os
bebês na Educação Infantil? Para isso, o objetivo geral é investigar as práticas
pedagógicas com os bebês na Educação Infantil. E os objetivos específicos são:
compreender como são entendidas e desenvolvidas as práticas pedagógicas com os
bebês; e conhecer os diferentes tempos e espaços organizados para os bebês na
Escola de Educação Infantil. A pesquisa realizada compôs uma abordagem
qualitativa com um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil da rede
pública do Município de Santa Maria – RS, com foco na educação das crianças de 0
a 2 anos de idade. Como instrumentos metodológicos foram utilizados: a entrevista
semiestruturada com a professora dos bebês, a observação junto ao cotidiano dos
bebês, o diário de campo da pesquisadora e registros fotográficos e audiovisuais.
Como resultados, concluiu-se que o espaço pedagógico deve ser estimulante e
estruturado para os bebês, para que possibilite interações e relações de forma a
potencializar a aprendizagem infantil. Ressalto também a importância do papel da
professora ao respeitar as especificidades dos bebês reconhecendo-os como seres
potentes e respeitando seu protagonismo no planejamento. Além disso, entende-se
que é importante ampliar os espaços de exploração dos bebês para além da sala,
possibilitando também a interação com outras crianças.