Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na formação de professores para atuar na perspectiva inclusiva
Resumo
Esta pesquisa de doutorado está vinculada a Linha de Pesquisa Formação, Saberes
e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral da mesma foi investigar as
contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na formação
continuada dos professores participantes do programa, no que tange a temática
inclusão educacional de alunos com deficiência, atuantes como orientadores de
estudos na estrutura do programa. Para tanto, foi utilizada uma metodologia quantiqualitativa,
buscando aportes teóricos em Lüdke; André (1986); Goldenberg (1997),
Minayo (2007) e Gatti; André (2010). O método utilizado foi o Estudo de Caso,
levando em consideração as colaborações de Gil (2002). Primeiramente, foi
encaminhado um questionário estruturado fechado aos professores participantes do
programa para elencar os dados quantitativos. Após, foi encaminhado um
questionário estruturado aberto para aqueles que deram retorno ao primeiro
instrumento, a fim de coletar informações sobre as contribuições do programa
para/na formação continuada. Além disso, foi realizada uma análise do Caderno de
Educação Inclusiva (2014), material utilizado ao longo do PNAIC no ano de 2014. Os
achados dessa pesquisa revelaram que os encontros de formação oportunizados
durante o PNAIC/2014 contribuíram para a formação dos professores no que se
refere a temática educação inclusiva, pois configurou-se como um espaço de
diálogos, trocas e reflexões entre os professores. O PNAIC/2014 favoreceu esses
momentos pela estrutura e organização do programa, possibilitando o
compartilhamento entre os participantes dos anseios e desafios da profissão, entre
eles, a inclusão educacional de alunos com deficiência. Foi possível constatar que a
inclusão educacional das crianças com deficiência nos sistemas comuns de ensino
ainda é um desafio, mas quando partilhada gera mudanças, oportuniza diferentes
alternativas para a atuação junto aos alunos que têm alguma deficiência, tornando a
atuação pedagógica inclusiva e possibilitando a construção de saberes condizentes
com a atual clientela que está chegando às escolas brasileiras.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: