Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Mazzonetto, Clenio Vianei
Cocco, Ricardo
Kohls, Rosana Cristina
Silveira, Sidnei Renato
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta unidade apresenta elementos introdutórios para pensarmos as contribuições da filosofia e do pensamento sociológico para a formação do sujeito e, consequentemente, para os processos educativos. Os tópicos que serão aqui discutidos buscam ampliar as reflexões acerca da necessidade de resgatarmos ou reincorporarmos o pensamento reflexivo às práticas pedagógicas de filosofar, a importância da filosofia em nossas vidas, mesmo que às vezes não é preciso sair da escuridão de nosso pensamento e elevarmo-nos para um novo patamar, mesmo que nos dias atuais a filosofia precise se impor para ser ouvida. O manejo da filosofia não se dá como um instrumento mecânico, mas percorrendo o caminho da interrogação, da dúvida e da reflexão. Nessa reflexão vamos construindo e nos construindo com a filosofia, que então passa a ser a grande aliada para construção de um ser humano mais autônomo, pensante e que possa agir por sua própria vontade, mas para isso é preciso que tenhamos uma atitude reflexiva. O processo de formação humano é contínuo e progressivo, para que possamos construir uma sociedade igualitária e justa.
Coleções
- Ebooks (Livros) [325]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: