Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação
Ver/
Fecha
2017Autor
Mazzonetto, Clenio Vianei
Cocco, Ricardo
Kohls, Rosana Cristina
Silveira, Sidnei Renato
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta unidade apresenta elementos introdutórios para pensarmos as contribuições da filosofia e do pensamento sociológico para a formação do sujeito e, consequentemente, para os processos educativos. Os tópicos que serão aqui discutidos buscam ampliar as reflexões acerca da necessidade de resgatarmos ou reincorporarmos o pensamento reflexivo às práticas pedagógicas de filosofar, a importância da filosofia em nossas vidas, mesmo que às vezes não é preciso sair da escuridão de nosso pensamento e elevarmo-nos para um novo patamar, mesmo que nos dias atuais a filosofia precise se impor para ser ouvida. O manejo da filosofia não se dá como um instrumento mecânico, mas percorrendo o caminho da interrogação, da dúvida e da reflexão. Nessa reflexão vamos construindo e nos construindo com a filosofia, que então passa a ser a grande aliada para construção de um ser humano mais autônomo, pensante e que possa agir por sua própria vontade, mas para isso é preciso que tenhamos uma atitude reflexiva. O processo de formação humano é contínuo e progressivo, para que possamos construir uma sociedade igualitária e justa.
Colecciones
- Ebooks (Livros) [313]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: