O uso de jogos digitais na educação infantil no CEI Casa da Criança: habilidades e competências desenvolvidas
Resumo
O presente artigo tem por objetivo descrever o processo e os resultados do estudo que buscou identificar quais habilidades e competências podem ser desenvolvidas através do uso dos jogos educacionais digitais na prática pedagógica da Educação Infantil, utilizando-se do computador como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem em um espaço proporcionado pela informática educativa. Buscou-se através de investigação teórico pratica analisar o desenvolvimento das habilidades necessárias na interação do sujeito com o objeto de estudo/conhecimento computador e as competências promovidas em alunos de faixa etária dos três anos aos seis anos de idade. Este estudo partiu de uma revisão teórica e posterior análise que ocorreu durante o período de quatro semanas consecutivas durante as aulas de informática das turmas de Maternal II e Pré–Escola A e B do Centro de Educação Infantil Casa da Criança, instituição de ensino do município de Santa Maria, RS. A principal conclusão após a realização das observações é que os jogos digitais são recursos importantes de serem trabalhados na Educação Infantil, em virtude de propiciarem o desenvolvimento de forma prazerosa de habilidades motoras, cognitivas, afetivas dentro outras, necessárias a construção de conhecimentos do sujeito.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]