A experiência socialista soviética no ensino de história
Resumo
A pesquisa tem como tema central a história da experiência soviética nos livros didáticos do
PNLD. A mesma investiga se a forma como os autores apresentam a história soviética atendem
aos PCNs e se podem atender a atual BNCC. No primeiro capítulo, abordamos a pesquisa sobre
o livro didático de história no Brasil, tentando encontrar o estado da arte. No segundo capítulo
abordamos um pouco da história da URSS e seu legado para a humanidade. No terceiro
capítulo, expomos um diagnóstico nas escolas analisadas, através de questionários aplicados e
tecemos considerações, levando em conta, as hipóteses levantadas, para esta pesquisa. No
quarto capítulo partimos para a análise de alguns livros didáticos já utilizados em escolas
estaduais de ensino médio que trabalhamos. Também levantamos uma crítica ao conceito geral
de totalitarismo, bem como questionamos com o uso de historiografia, que utilizou de fontes
primárias soviéticas, o suposto totalitarismo nas décadas de 1921-1930 e 1931-1940 na URSS.
No quinto capítulo, procuramos estabelecer um pouco da história da BNCC, fazendo exposição
desta e comparando a mesma com outros institutos jurídicos, ligados ao conteúdo de história
para o ensino médio, tendo como foco o ensino sobre a experiência socialista soviética. No
sexto capítulo expomos o enfoque teórico metodológico dos livros didáticos analisados e
criticamos estes a luz da BNCC. Este estudo concluiu que os livros didáticos de história,
analisados, não atendiam aos PCNs e nem tão pouco podem atender a BNCC. Os livros
didáticos continuam a reproduzir estereótipos e clichês sobre a URSS e pior, não parecem dar
conta das competências e habilidades exigidas pelas legislações já citadas, principalmente sobre
o período de Stalin. Os estudantes seguem reproduzindo representações muito mais embasadas
em fontes externas ao ambiente escolar e ao próprio senso comum, em temas como socialismo
e história da experiência socialista soviética. A partir desta pesquisa elaboramos uma apostila
que coloca lado a lado, com fragmentos das narrativas dos autores analisados, outras fontes e
ainda estabelecemos a nossa narrativa, para os mesmos acontecimentos, que aparece como
síntese produzida pelo cotejamento entre os fragmentos dos discursos dos autores e discursos
que refutam, ou ainda, que levantam dúvidas sobre as afirmações dos autores a respeito da
história da URSS.
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