O computador e a internet na prática pedagógica
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-08Autor
Silva, Maria Helena Quevedo Alves da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo pretende destacar as possibilidades de mudanças na prática pedagógica do professor, buscando incluir inovações através da aplicação de novas tecnologias, com a intenção de contribuir para o uso pedagógico do computador e da Internet. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a um grupo de dez professores que trabalham na educação básica em um universo de cinco escolas da rede pública estadual de Sant’ Ana do Livramento/RS e que participaram nos últimos dois anos da formação continuada em informática educativa oferecida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Livramento (NTE/ProInfo/MEC). O questionário aplicado envolvia questões a respeito da formação continuada dos professores, da utilização do computador e da Internet na prática docente, bem como dificuldades encontradas para a aplicação dessas tecnologias na escola. Baseando-se na análise dos dados foi possível evidenciar que o uso do computador e da Internet dinamiza a prática docente, despertando o interesse e a participação dos alunos. Entretanto os docentes declararam como principais dificuldades para o uso do computador e da Internet na escola a falta de manutenção dos laboratórios, equipamentos defasados, falta de tempo dos professores para atualizações e capacitações e problemas de gestão administrativa. Diante dessa realidade sentiu-se a necessidade de uma capacitação envolvendo o uso das tecnologias na escola. Para tanto se elaborou o planejamento de uma capacitação para promover a formação continuada dos professores com o uso do computador e da Internet a ser realizada no NTE Livramento. Foram convidados a participar todos os professores e gestores das escolas que fizeram parte da pesquisa e que encontram dificuldades para o uso das tecnologias.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: