O computador e a internet na prática pedagógica
Abstract
Este estudo pretende destacar as possibilidades de mudanças na prática pedagógica do professor, buscando incluir inovações através da aplicação de novas tecnologias, com a intenção de contribuir para o uso pedagógico do computador e da Internet. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a um grupo de dez professores que trabalham na educação básica em um universo de cinco escolas da rede pública estadual de Sant’ Ana do Livramento/RS e que participaram nos últimos dois anos da formação continuada em informática educativa oferecida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Livramento (NTE/ProInfo/MEC). O questionário aplicado envolvia questões a respeito da formação continuada dos professores, da utilização do computador e da Internet na prática docente, bem como dificuldades encontradas para a aplicação dessas tecnologias na escola. Baseando-se na análise dos dados foi possível evidenciar que o uso do computador e da Internet dinamiza a prática docente, despertando o interesse e a participação dos alunos. Entretanto os docentes declararam como principais dificuldades para o uso do computador e da Internet na escola a falta de manutenção dos laboratórios, equipamentos defasados, falta de tempo dos professores para atualizações e capacitações e problemas de gestão administrativa. Diante dessa realidade sentiu-se a necessidade de uma capacitação envolvendo o uso das tecnologias na escola. Para tanto se elaborou o planejamento de uma capacitação para promover a formação continuada dos professores com o uso do computador e da Internet a ser realizada no NTE Livramento. Foram convidados a participar todos os professores e gestores das escolas que fizeram parte da pesquisa e que encontram dificuldades para o uso das tecnologias.
Collections
The following license files are associated with this item: