Análise da percepção de educação ambiental em alunos de diferentes modalidades de ensino de uma escola pública de nível médio em Montenegro, RS
Resumo
O presente trabalho teve o intuito de investigar o modo como alunos de diferentes modalidades de
ensino de uma escola pública de nível médio, localizada no município de Montenegro, RS, percebem
a Educação Ambiental, através da aplicação de questionários semiestruturados, visando elaborar
propostas de Educação Ambiental passíveis de serem aplicadas na escola, de modo a suprir as
carências e anseios diagnosticados, caracterizando uma ação prática do profissional especialista em
Educação Ambiental. Tendo em vista que os professores possuem papel de mediadores na formação
destes alunos, os mesmos também foram entrevistados por meio de questionários semiestruturados a
fim de identificar e analisar as orientações existentes e a percepção dos docentes em relação ao
desenvolvimento da Educação Ambiental formal. Neste sentido, foi possível verificar que há um
distanciamento em relação às legislações vigentes que amparam o desenvolvimento da Educação
Ambiental e a escola, uma vez que a maior parte dos professores não recebe formação e capacitação
para o desenvolvimento da mesma. Tal realidade impacta diretamente na percepção de Educação
Ambiental dos alunos, onde a maioria a reduz aos aspectos naturais do meio, conceituando de forma
genérica e desconexa com o meio que estão inseridos. É urgente a necessidade de formação e
capacitação do corpo docente da escola para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental que
desperte a consciência da sustentabilidade local, regional e global sadia para a construção de um
mundo ambientalmente e socialmente mais justo. Tal processo de formação continuada dos
professores pode ser organizado pelo profissional especialista em Educação Ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [339]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: