O brincar na prática pedagógica da educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-06Autor
Hoppe, Cleci Aparecida Bulsing
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática de pesquisa o brincar na prática pedagógica da Educação Infantil. Este trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como problema de pesquisa: Quais os espaços que o brincar ocupa a partir do olhar das crianças na Educação Infantil, de escola pública de Santa Maria/ RS? Para responder a esta inquietação temos como Objetivo Geral: Revisitar a importância de aprender brincando, pelo olhar das crianças na prática pedagógica da Educação Infantil. Objetivos Específicos. Conhecer as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, recortando o papel dos
brinquedos, ludicidade e jogos no processo de cuidar e educar as crianças da Educação Infantil. Buscar atividades lúdicas para serem implementadas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A metodologia adotada está baseada em uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante,
desenvolvida em uma turma pré-escola de uma Escola Municipal da rede pública de Santa Maria – RS. A coleta do dado foi através de entrevistas com os alunos, além de observações na sala de aula e nos demais espaços da escola. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (1977). O referencial teórico foi desenvolvido com apoio de autores como: Vygotsky (1994), Piaget (2005), Wallon (2007), entre outros. Percebeu-se que o PPP- Projeto Político e Pedagógico contempla o” cuidar e o educar” da Educação Infantil, evidenciamos a relevância do brincar, jogar, criando um clima emocional de pertencimento, na prática pedagógica, intrinsicamente imbricados num processo aberto e mobilizador do aluno por inteiro, ou seja, movimento, afetividade, inteligência e construção da pessoa em sua totalidade.