A inserção das tecnologias da informação e comunicação no auxílio e no desenvolvimento dos sujeitos surdos
Resumo
O presente estudo tem como objetivo pesquisar as tecnologias mais usadas pelos
sujeitos surdos para a sua comunicação, acesso a informação e desenvolvimento. Além
disso, este propõe também verificar a freqüência em que usam as tecnologias e
apresentar algumas das TIC’s que foram desenvolvidas e direcionadas para os sujeitos
surdos. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva de cunho
qualitativo e quantitativo. O instrumento utilizado para esta pesquisa foi à aplicação de
um questionário. A pesquisa contou com a participação quarenta e dois (42) sujeitos
surdos, na faixa etária entre 10 a 40 anos, e foi desenvolvida com os alunos da escola
especial Drº Reinaldo Fernando Cóser de Santa Maria/RS. A partir do levantamento dos
dados, foi possível verificar que a maioria dos alunos surdos possui computador e
acesso a internet em casa. A média de acesso diário é de 5h ou mais, estes possui uma
experiência com internet há cerca de 3 anos ou mais, a maioria são surdos sinalizados,
com perda auditiva entre moderada e profunda, são pessoas que gostam de assistir pela
televisão a filmes e jogos de futebol com o recurso do “closed caption”. Entre as
tecnologias de comunicação, a preferência maior é pelo Orkut, MSN, celular, e-mail e
entre os programas de computador e sites de internet a preferência é pelo Edit SW e o
Youtube, respectivamente. Constatou-se também, que a maioria usa a internet para fins
de comunicação. Os resultados mostraram que as tecnologias que foram desenvolvidas
para sujeitos ouvintes, e hoje são usufruídas pelos surdos, também vieram para auxiliar
na comunicação e no desenvolvimento destes sujeitos. Com o uso das tecnologias, estas
pessoas ganharam um espaço onde podem romper as barreiras e reduzir os problemas de
comunicação, facilitando desta forma, o processo de sociabilidade e conseqüentemente
a sua inclusão na sociedade. Essas tecnologias também proporcionam a aprendizagem
da língua portuguesa e permite que estes sujeitos surdos possam se comunicar na sua
língua de sinais tanto na modalidade viso-espacial quanto na sua modalidade escrita. O
estudo mostrou que os surdos também desenvolvem a sua autonomia, independência e
inclusão social através das TIC’s e que a necessidade que estes sujeitos têm de se
comunicar a distância são as mesmas das pessoas ouvintes.