Educação e informatização: novas tecnologias digitais educacionais como elemento reflexivo no processo ensino-aprendizagem
Resumo
O contato e a crescente disponibilização da informação não bastam para caracterizar uma
sociedade da informação e da comunicação, a identificação deverá encontrar-se em um
continuado processo de aprendizagem. As novas tecnologias nos permitem não apenas acesso
aos conhecimentos transmitidos por palavras, mas por sons, imagens, vídeos enfim, pela
hipermídia. A informação hoje, é uma dimensão de tudo transformando, regrando, ditando
formas para organização da sociedade. Os reflexos da sociedade da informação são
percebidos na educação, nos quais se nota a necessidade de uma integração entre espaços
sociais para orientar melhor o aluno, num melhor convívio na sociedade do conhecimento.
O espaço para o ensino-aprendizagem está sempre em renovação no ciberespaço, onde a
informação é aqui, rompe com a idéia de tempo próprio para aprender, pois o lugar e o tempo
de aprender são sempre. As redes, a conectividade, o intercâmbio, consultas entre pessoas e
instituições, articulação e contatos são o que traduz a sociedade do conhecimento.
Tendo como embasamento e pesquisa bibliográfica realizada objetivando-se a
implementação pelo professor de recursos das TIC, de modo a auxiliá-lo na sua prática
pedagógica, proporcionar situações de aprendizagem nas quais o aluno construa seu
conhecimento contextualizado com suas vivências, perpassando assim, por uma
implementação curricular na escola.