Turmas multi-idades na educação infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogia

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Data
2019-09-13Autor
Leismann, Édia Aline da Silva
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Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática as Turmas Multi-Idades na Educação Infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogia. Tem por objetivo compreender as possibilidades da atuação em turma multi-idades na Educação Infantil diante do concomitante processo de formação inicial de uma Pedagoga. A metodologia utilizada para desenvolver esse estudo é de abordagem qualitativa do tipo Narrativa de formação, os dados coletados foram o referencial teórico da proposta multi-idades na Educação Infantil; Formação de Professores na Educação Infantil; Abordagem em Reggio Emilia e Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA); Registros em fotos dos Estágios Extracurricular e Curricular Supervisionado na Educação Infantil na Turma Azul da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), e os relatos de experiências das práticas vivenciadas durante a atuação como acadêmica bolsista e estagiária em turma multi-idade na UEIIA, tendo como sujeitos de pesquisa os educadores e crianças da turma Azul. Para fundamentar esse estudo foram utilizados como referenciais teóricos os estudos de Freire (1997), Mata (2015), Mello; Cancian; Gallina (org.), 2017, Nóvoa (2011), Prado (2015), Rinaldi (2017), entre outros. O estudo aponta a proposta pedagógica com turmas multi-idades desenvolvida na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, uma investigação das possibilidades da proposta pedagógica com turmas multi-idades a partir de referenciais teóricos que abordam a temática e a reflexão sobre as possibilidades na prática vivenciada enquanto acadêmica bolsista e estagiária em turma multi-idades na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Assim, constatou-se que os estágios curricular e extracurricular só acrescentam na formação inicial dos acadêmicos (as) em Pedagogia, estabelecendo interações entre teoria e prática na construção do ser Professor(a) na Educação Infantil.