Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • TCC Pedagogia - Noturno
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • TCC Pedagogia - Noturno
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Turmas multi-idades na educação infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogia

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Graduação (1.586Mb)
Data
2019-09-13
Autor
Leismann, Édia Aline da Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática as Turmas Multi-Idades na Educação Infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogia. Tem por objetivo compreender as possibilidades da atuação em turma multi-idades na Educação Infantil diante do concomitante processo de formação inicial de uma Pedagoga. A metodologia utilizada para desenvolver esse estudo é de abordagem qualitativa do tipo Narrativa de formação, os dados coletados foram o referencial teórico da proposta multi-idades na Educação Infantil; Formação de Professores na Educação Infantil; Abordagem em Reggio Emilia e Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA); Registros em fotos dos Estágios Extracurricular e Curricular Supervisionado na Educação Infantil na Turma Azul da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), e os relatos de experiências das práticas vivenciadas durante a atuação como acadêmica bolsista e estagiária em turma multi-idade na UEIIA, tendo como sujeitos de pesquisa os educadores e crianças da turma Azul. Para fundamentar esse estudo foram utilizados como referenciais teóricos os estudos de Freire (1997), Mata (2015), Mello; Cancian; Gallina (org.), 2017, Nóvoa (2011), Prado (2015), Rinaldi (2017), entre outros. O estudo aponta a proposta pedagógica com turmas multi-idades desenvolvida na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, uma investigação das possibilidades da proposta pedagógica com turmas multi-idades a partir de referenciais teóricos que abordam a temática e a reflexão sobre as possibilidades na prática vivenciada enquanto acadêmica bolsista e estagiária em turma multi-idades na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Assim, constatou-se que os estágios curricular e extracurricular só acrescentam na formação inicial dos acadêmicos (as) em Pedagogia, estabelecendo interações entre teoria e prática na construção do ser Professor(a) na Educação Infantil.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18699
Coleções
  • TCC Pedagogia - Noturno [80]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.