Reflexões da educação de jovens e adultos na formação de professores
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos, que segundo a Constituição de 1988 em seu art. 288 assegura que todos os cidadãos possuem o direito ao Ensino Fundamental, amparada pelo art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). O objetivo do estudo é discutir a importância desta modalidade de ensino e suas práticas pedagógicas. Também é discutido as legislações sobre EJA e as práticas pedagógicas mencionadas em artigos científicos. A metodologia do estudo tem como base a pesquisa qualitativa para análise de dados, a pesquisa bibliográfica. Tendo como recurso para análise de dados, a pesquisa bibliográfica realizadas em periódicos da CAPES e perguntas abertas a estudantes de EJA. Os resultados indicam que existe uma defesa de produção de material didático para esta modalidade de ensino, da necessidade de os cursos iniciais repensarem seus currículos e discutirem as estratégias de formação durante o processo formativo, sendo alfabetização e letramento algo que se completam e necessário para a interpretação do cotidiano. Conclui-se que não basta programas voltados para ensino de EJA, mas também, investimento nos currículos de formação de licenciados para atuarem nesta modalidade de ensino.