dc.contributor.advisor | Menezes, Karla Mendonça | |
dc.creator | Rocha, Fabiane de Cássia | |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T12:19:11Z | |
dc.date.available | 2019-11-11T12:19:11Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18874 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Inicias, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The theater is an ancient artistic expression, accompanying the man from the earliest periods of our history to the present day, as part of significant and complex system of human life and culture. Thus, Physical Education, as part of the curriculum components of the school, has the function of education to understand and transform the reality around us, involve and enable new learning and methodologies, such as the theater. The preparation of this monograph arose from the need to check the theater learning opportunities in Physical Education, to develop skills, identify methodologies, games and content related to theatrical practice. The main focus was directed to teaching practice of physical education teacher, involving the possibilities of theater work in their classes. This study followed a descriptive approach qualitative, using the information collected in the bibliography of the area. The sample was composed of five physical education teachers working in Primary Education Series Initials of municipal Esteio / RS. The interviews allowed the identification and description of the concepts related to physics and Theatre Education and possibilities for learning, teachers group. During construction since study was possible to understand the processes related to the use of games and exercises for the development of students and contribute to the debate on theater teaching methods in physical education classes. Is important to emphasize that the study showed that there is a possibility of the theatrical and dramatic work in physical education, moreover, students and educators can exercise creativity, enriching the knowledge and ultimately contribute in favor of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Movimento | por |
dc.subject | Expressão | por |
dc.subject | Theatre | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Movement | eng |
dc.subject | Expression | eng |
dc.title | Educação física e teatro: possibilidades de aprendizagens | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Inicias, EaD | por |
dc.description.resumo | O teatro é uma expressão artística milenar, que acompanha o homem desde os períodos mais remotos da nossa história até os dias atuais, fazendo parte do significativo e complexo sistema da vida e cultura humana. Desta forma, a Educação Física, como parte dos componentes curriculares da escola, possui como função educar para compreender e transformar a realidade que nos cerca, envolvam e possibilitem novas aprendizagens e metodologias, tais como, o teatro. A elaboração desta monografia surgiu da necessidade de verificar a possibilidades de aprendizagens do teatro na disciplina de Educação Física, para o desenvolvimento de habilidades, identificar metodologias, jogos e conteúdos referentes à prática teatral. O foco principal foi direcionado para prática pedagógica do professor de Educação Física, envolvendo as possibilidades do trabalho teatral em suas aulas. Este estudo seguiu uma abordagem descritiva de caráter qualitativo, utilizando as informações coletadas na bibliografia da área. A amostra foi constituída por cinco professores de Educação Física atuantes nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Esteio/RS. As entrevistas possibilitaram a identificação e a descrição das concepções relacionadas à Educação Física e Teatro e suas possibilidades de aprendizagens, do grupo de professores. Durante a construção desde estudo foi possível compreender os processos relacionados à utilização de jogos e exercícios para o desenvolvimento dos educandos e contribuir com o debate sobre as metodologias de ensino de teatro nas aulas de Educação Física. Sendo importante destacar que o estudo demonstrou que existe possibilidade do trabalho teatral e dramático na Educação Física, além disso, educandos e educadores poderão exercer a criatividade, enriquecendo os saberes e, por fim, contribuir em favor da educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |