Educação física e teatro: possibilidades de aprendizagens
Resumo
O teatro é uma expressão artística milenar, que acompanha o homem desde os períodos mais remotos da nossa história até os dias atuais, fazendo parte do significativo e complexo sistema da vida e cultura humana. Desta forma, a Educação Física, como parte dos componentes curriculares da escola, possui como função educar para compreender e transformar a realidade que nos cerca, envolvam e possibilitem novas aprendizagens e metodologias, tais como, o teatro. A elaboração desta monografia surgiu da necessidade de verificar a possibilidades de aprendizagens do teatro na disciplina de Educação Física, para o desenvolvimento de habilidades, identificar metodologias, jogos e conteúdos referentes à prática teatral. O foco principal foi direcionado para prática pedagógica do professor de Educação Física, envolvendo as possibilidades do trabalho teatral em suas aulas. Este estudo seguiu uma abordagem descritiva de caráter qualitativo, utilizando as informações coletadas na bibliografia da área. A amostra foi constituída por cinco professores de Educação Física atuantes nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Esteio/RS. As entrevistas possibilitaram a identificação e a descrição das concepções relacionadas à Educação Física e Teatro e suas possibilidades de aprendizagens, do grupo de professores. Durante a construção desde estudo foi possível compreender os processos relacionados à utilização de jogos e exercícios para o desenvolvimento dos educandos e contribuir com o debate sobre as metodologias de ensino de teatro nas aulas de Educação Física. Sendo importante destacar que o estudo demonstrou que existe possibilidade do trabalho teatral e dramático na Educação Física, além disso, educandos e educadores poderão exercer a criatividade, enriquecendo os saberes e, por fim, contribuir em favor da educação.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: