Fazendo música juntos: narrativas de integrantes do conjunto de flautas doces da UERGS
Resumo
A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa NarraMus. A estrutura universitária que viabiliza este empreendimento articula ensino, pesquisa e extensão. Sua temática situa-se no campo da educação musical, especificamente nos âmbitos da prática musical em conjunto e da formação de professores de música. A pesquisa buscou compreender o significado que os músicos licenciandos ou recentemente licenciados atribuem à experiência de tocar juntos, orientada pela seguinte questão: de que modo as histórias de vida afetam e são afetadas pela experiência de fazer música juntos? Participaram da pesquisa cinco integrantes do Conjunto de Flautas Doces da Uergs, sendo quatro estudantes de licenciatura e um músico recentemente licenciado. A base teórica segue o método (auto)biográfico, dedicando-se às histórias de vida e formação, a partir de Josso (2008a, 2008b, 2010a, 2010b ), Abrahão (2006, 2010, 2011), Abrahão e Bolívar (2014) e Pineau (2006), sendo a prática musical em conjunto e as relações sociais que dela decorrem analisadas com base no aporte de Schütz (1979, 2006). No que diz respeito aos caminhos formativos do professor, adotou-se Vaillant e Marcelo García (2012), Nóvoa (1992, 2017), Schön (2000), Zeichner (1993), Bellochio (2003, 2016) e Penna (2010). Os resultados desta pesquisa exibem três grandes temáticas: a primeira trata do contexto de vida dos participantes, suas experiências musicais na infância e sobre o primeiro contato que tiveram com a flauta doce; a segunda associa-se à prática musical em grupo, especificamente as aprendizagens musicais e as relações sociais que dela decorrem; a terceira diz respeito às experiências musicais no âmbito da docência. As histórias de vida foram refletidas e ressignificadas com base nas relações interpessoais e intersubjetivas propiciadas pelas experiências compartilhadas em grupo. Foi possível acompanhar o processo formativo e ao mesmo tempo constitutivo de suas identidades como indivíduos e suas posições éticas como futuros professores de música. A produção de concertos didáticos e a aproximação direta dos licenciandos e professores de música com o público formado por estudantes foram oportunidades fundamentais de conscientização sobre a atuação docente. As análises das narrativas produzidas pelos participantes da pesquisa mostram que a experiência de tocar junto produziu significados que afetaram o rumo de suas vidas, modificaram impressões sobre si mesmos e ampliaram-se como perspectivas de vida profissional docente. Com base na compreensão dos significados, aprendizagens obtidas e valores compartilhados pelos participantes da pesquisa, admite-se que a experiência de tocar juntos pode promover sentimentos que asseguram o desenvolvimento e a formação profissional dos músicos licenciandos.
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