Contribuições da dança circular sagrada para a educação ambiental
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Data
2017-01-16Autor
Göttert, Marjorie Edyanez dos Santos
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Mostrar registro completoResumo
Essa pesquisa tem como tema as relações entre a Dança Circular Sagrada em Santa Maria e a Educação Ambiental. O tipo de pesquisa é de observação participativa, documental e de revisão bibliográfica. A Dança Circular Sagrada (DCS) ganha seu nome com o bailarino prussiano Bernhard Wosien, em meados do século XX, que vai ser o seu grande fundador. Esse movimento da DCS vai disseminar pelo mundo desde danças populares de comunidades tradicionais à coreografias elaboradas por Wosien, que vai chegar até a atualidade através de inúmeros desdobramentos. Entre as diretrizes da Dança Circular Sagrada estão: a busca da totalidade do ser, o espírito comunitário e o autoconhecimento. A presente pesquisa reflete sobre o desenvolvimento da Dança Circular Sagrada em Santa Maria, Rio Grande do Sul, a partir do grupo que se consolida no início do ano de 2014 e passa a desenvolver desde ações a aulas intimamente relacionadas à DCS na cidade de Santa Maria e, especialmente, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tal grupo vai ser gestado pelas professoras Deisi Sangoi Freitas, Caroline Castro de Mello e Raquel Bernardi Kurtz. Desta forma, o problema dessa pesquisa se constitui em refletir sobre as aproximações entre as práticas e experiências emanadas da Dança Circular Sagrada e as necessidades da Educação Ambiental entendida aqui a partir das noções utilizadas pela pesquisa. A pesquisa buscou aproximar o diálogo teórico-prático destas duas grandes temáticas: Educação Ambiental e danças circulares, a partir da aproximação teórica de Edgar Morin, Enrique Leff e Bernhard Wosien.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
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