Política nacional de formação de professores das licenciaturas e a educação inclusiva: das atualidades às perspectivas
Resumo
O corrente estudo tem por objetivo compreender que a Educação é um direito de
garantias universais, assegurado pela Constituição Federal de 1988 e se constitui
em um processo dinâmico de interação, transformação e ressignificações através
dos quais, deve-se assegurar os movimentos de aprendizagem, vivências e
experiências. No âmbito da Educação como um direito de todo o cidadão está a
inclusão de alunos e crianças em turmas regulares e a aproximação destas com a
escola e as famílias (BRASIL, 2015), fazendo parte de uma construção social da
infância e de como as crianças se relacionam com o tempo e o espaço produtores
de identidades e pertencimento. Aponto o imprescindível papel da escola de
apresentar e dar significado ao mundo das letras, números, brincadeiras e
autoconhecimento, considerando-a como instituição colaborativa que aproxima
todos os envolvidos no processo de aprendizagem de modo que estes possam
compreender sua importância O presente trabalho é um estudo de caso, realizado
em uma escola da rede particular de ensino na cidade de Santa Maria/RS onde
foram observados alunos de diferentes anos do ensino fundamental de diferentes
faixas etárias. No movimento proposto, busquei refletir a interlocução do estágio
extracurricular com a necessidade de acolhimento das diferenças no processo de
formação e de transformação da Educação Inclusiva e da Educação Especial no
Brasil, entendo-as como direitos fundamentais em um país que almeja excelência
educacional, que planeje e assegure direitos e formação de cidadãos plenos,
processo esse que deve se iniciar, especialmente, pela Educação das crianças
muito pequenas e pequena e estender-se até ao longo da vida.