A infância e a docência: os caminhos que permeiam a educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2021-02-05Autor
Oliveira, Flávia Roberta Weiss de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa traz as considerações que eu acredito ser essencial em um
profissional da área Educacional. Trago minhas memórias de infância e
adolescência, até o meu ingresso na UFSM e assim faço uma ligação por toda
pesquisa, que vai desde a criança e a infância, até a vida adulta com a escolha pelo
Curso de Pedagogia. Meus objetivos eram explorar e observar os desafios e os
avanços sobre a Educação Infantil, refletir sobre as propostas educativas e
proporcionar uma reflexão sobre os diversos contextos educativos com ênfase na
educação infantil. Trago memórias do curso, leis que amparam nossas crianças e
assim garantem um mundo melhor para elas e uma educação que seja satisfatória.
Esta pesquisa iniciou-se no primeiro semestre de 2020, entretanto, ao final do mês
de março adentramos em uma pandemia de escala mundial. Acreditando que foram
os momentos desse ano que me guiaram na pesquisa, abordo brevemente um relato
de uma professora sobre o ensino remoto e suas demandas. A metodologia desta
pesquisa foi de cunho qualitativo, onde foram entrevistadas cinco sujeitos de
pesquisa, pelo modo online, através da plataforma Google Meet. Como resultado
final da pesquisa as entrevistas me possibilitaram ter reflexões sobre a Educação
Infantil, o quanto avançamos e que ainda temos uma longa caminhada para
percorrer ao lado de nossos pequenos.