Políticas curriculares e gestão escolar: continuidade ou ruptura em relação aos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental?
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Data
2019-09-27Primeiro membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Segundo membro da banca
Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Terceiro membro da banca
Dolwitsch, Julia Bolssoni
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem como objetivo principal investigar a relação entre as políticas curriculares e a organização da transição entre as etapas dos anos iniciais e dos anos finais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos busca-se: compreender o papel da gestão com relação à organização curricular; refletir sobre as políticas curriculares para o Ensino Fundamental; e discutir a relação da organização curricular com desempenho escolar dos (as) alunos (as). A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa empregando os pressupostos teóricos e metodológicos do método estudo de caso. A coleta de informações foi realizada a partir do questionário realizado com as professoras colaboradoras da escola Pinto Ribas e escola Alfredo Lenhart. As discussões e reflexões foram embasadas legislações, diretrizes, documentos oficiais do Ministério da Educação. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Leão (2015), Fernandes (2011), Sacristan (2000, 2013), Libâneo (2006, 2012), Arroyo (2000), Moreira e Candau (2007), Pacheco (2008) entre outros. A análise foi realizada a partir da recorrência de unidades temáticas que indicaram as seguintes categorias de análise: Políticas Públicas e organização BNCC: processo de implementação; Integração, diálogo, formação e transição; Impacto, dificuldades, maturidade. Desse modo, foi possível reconhecer que são as políticas curriculares que promovem a alteração na organização das escolas. Que essas políticas interferem para que se repense as práticas, e os professores indicam que há necessidade de uma organização de tempos, diálogos, formação, retomando as categorias de pesquisa. Assim compreendeu-se que como produto final para refletir na transição dos anos iniciais para os anos finais será proposto uma “proposta de formação” para auxiliar a escola na implementação curricular. A perspectiva é de produzir reflexões sobre os desafios da formação continuada de professores com base nas políticas em andamento.
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