A formação inicial em educação física na UFSM: a lei 10.639/03 em uma abordagem intercultural
Visualizar/ Abrir
Data
2019-01-09Primeiro membro da banca
Santos, Julio Ricardo Quevedo dos
Segundo membro da banca
Silveira, Paulo Roberto Cardoso da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo analisou a formação inicial em Educação Física, em específico o
curso de licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A proposta
de pesquisa objetiva compreender, tomando como referencia a Lei 10.639/03, como
a formação inicial em Educação Física Licenciatura da UFSM, está manifestando as
bases necessárias para enfrentar o desafio da interculturalidade no processo
educativo. Com ênfase na diversidade cultural, particularmente a diversidade étnicoracial,
aspecto importante na formação docente, as quais impõem aos educadores a
abordagem da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no ensino
fundamental e médio. Adota-se a perspectiva do materialismo histórico-dialético,
como referencial teórico e metodológico e como técnicas de análise, a revisão
bibliográfica e análise documental. Ao final do estudo, constatamos que hoje a Lei
10.639/03 ainda não é efetivamente cumprida. O não cumprimento dessa lei
corrobora a história da África não contada no Brasil, que faz com que não tenhamos
referências negras nas ciências; nas artes; na política e em tantas outras áreas do
conhecimento registradas nos livros didáticos utilizados nas escolas de educação
básica e superior. Tal realidade reforça ainda mais, a nossa cultura da discriminação
e do preconceito étnico racial.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: