Padrões de competência em TIC para professores
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Data
2021Primeiro membro da banca
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
Segundo membro da banca
Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e do Grupo de Pesquisa
Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, e aborda a temática do
nível de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação dos professores para o
atendimento das necessidades atuais dos estudantes em formação. Muitos documentos
nacionais e internacionais demarcam a importância das tecnologias para o desenvolvimento
social de um país, sobretudo ao considerar o contexto contemporâneo, que é marcado pela
utilização e desenvolvimento acelerado de tecnologias digitais em todos os setores da vida
cotidiana. Contudo, sabe-se que o setor educacional ainda apresenta dificuldades de fazer uso
de tecnologias e estratégias que possam dar suporte à aprendizagem dos estudantes. Desse
modo, o objetivo geral é investigar o nível de conhecimento e utilização de Tecnologias da
Informação e Comunicação dos professores na sua atuação profissional para a capacitação dos
estudantes em atendimento às demandas da sociedade contemporânea. Para tal, a metodologia
envolveu pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo descritivo exploratório. Os
sujeitos são 18 professores de dois cursos técnicos de um instituto federal, do sul do país. Para
o levantamento de dados foi utilizado o questionário, composto por questões estruturadas,
contemplando três níveis de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação,
com seis indicadores cada. A análise dos resultados desta investigação foi teórica reflexiva.
Os resultados deste estudo indicam que a maior parte dos entrevistados transitam entre as três
abordagens de conhecimento em tecnologias, alfabetização, aprofundamento e criação de
conhecimento, com algumas especificidades. Assim, pode-se concluir que a dissertação de
mestrado apresentada gerou como produto a realização do diagnóstico do nível de padrão de
competências em Tecnologias da Informação e Comunicação dos docentes que permite
mapear as potencialidades e limitações encontradas, em termos de conhecimento e utilização
das tecnologias, no contexto de sala de aula e aponta para a necessidade de realização de um
plano de ação que contemple a inclusão de disciplinas de tecnologias em cursos de formação
de professores, assim como a oferta de cursos de formação continuada àqueles docentes que
ainda apresentam limitações de conhecimento nessa temática.
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