Análise e filtragem de sinais de acelerômetro para monitoramento de linhas férreas
Resumo
As ferrovias têm forte participação tanto na economia nacional quanto mundial. No entanto,
acidentes podem ser gerados pelas más condições de linhas férreas. Uma das principais
dificuldades para empresas de transportes ferroviários é identificar os pontos nos quais
existem problemas nos trilhos. Para isso utiliza-se veículos ferroviários de bitola métrica
munidos de equipamentos para coleta e processamento de informações sobre as condições
da via férrea, chamados de Carros Controle. Entretanto, dados obtidos de sensores
inerciais instalados nesses veículos contém muito ruído, o que dificulta a correta interpretação
dos sinais. Por outro lado, sensores mecânicos apresentam custo financeiro elevado.
Com a remoção de ruídos presentes em sinais obtidos de acelerômetros de baixo custo
instalados em carros controle, pode-se utilizá-los para o monitoramento de linhas férreas.
Com isso, substitui-se sensores de maior valor por acelerômetros. Este trabalho propõe
a análise e filtragem de sinais obtidos de acelerômetros instalados em carros controle.
Avaliou-se técnicas de remoção de ruídos em sinais de sensores, faz-se a detecção de
trechos em que o carro controle estava realizando medições em curva a partir dos dados
dos acelerômetros e desenvolveu-se um método para a detecção da orientação em que
os acelerômetros estão instalados, fazendo-se desse modo a calibragem automática dos
sensores inerciais do carro. Ainda, fez-se a análise das acelerações laterais que influenciam
no cálculo do alinhamento dos trilhos. Por fim, comparou-se os sinais filtrados com
dados de sensores mecânicos LVDT (Linear Variable Differential Transformer).
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