A importância da hora do conto como estratégia de ensino e aprendizagem na educação especial

Visualizar/ Abrir
Data
2010-11-22Autor
Homem, Catiuscia Lumertz Bastos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar como as professoras de uma Escola Especial de Ensino Fundamental do município de Capão da Canoa, utilizam a Hora do Conto com alunos com necessidades educacionais especiais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, em que foram entrevistadas professoras e observadas as oficinas da Hora do Conto de cinco profissionais da referida escola. A partir da análise da produção discursiva das professoras e das observações, podemos verificar que os professores consideram muito importante o trabalho com a Literatura Infantil, porque reconhecem que contar histórias para as crianças desenvolve a imaginação, a criatividade, formando-os como seres capazes de pensar, sentir, criar e, sobretudo resolver problemas, os quais existem nas histórias e na vida cotidiana. Por fim acredita-se que os professores desta escola poderão somar às suas experiências, as considerações aqui elaboradas, uma vez que visam auxiliar na formação de um ser humano mais crítico, receptivo e solidário.