A influência da família na aprendizagem da criança no primeiro ano do ensino fundamental em ano de pandemia
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso integraliza oficialmente, como
requisito final, a graduação no curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno
do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa
foi desenvolvida com foco central nas reflexões acerca da perspectiva de uma
família sobre sua influência para as aprendizagens da criança no primeiro ano
do Ensino Fundamental, em especial, demarcado por diversas situações
circundantes e provenientes de um ano de pandemia. Os elementos que se
destacam para justificar esse estudo, além de minha trajetória de
escolarização, está o momento histórico-social que vivemos ao longo do ano
de 2020 e início de 2021, tornando ainda mais fundamental e necessário
compreender a relação entre família e escola e entender um pouco mais
acerca da perspectiva de uma família para com o processo educacional que foi
proposto/efetivado ao longo do peculiar ano escolar. No desenvolvimento deste
trabalho, algumas questões foram reunidas na centralidade de um problema de
pesquisa: Como a família percebe/percebeu a sua influência na aprendizagem
da criança ao longo do ano escolar de 2020? Trata-se de uma pesquisa
referente às ciências humanas, de abordagem qualitativa, escolhida a fim de
tratar com prioridade e propriedade as especificidades deste contexto família-escola.
Buscou-se alcançar os referidos objetivos através do levantamento de
estudos bibliográficos e de entrevista realizada com uma família de criança no
primeiro ano do Ensino Fundamental matriculada em escola da rede municipal
do município de Santa Maria/RS. Assim, o material coletado na entrevista foi
estudado através de análise a posteriori dos dados, a fim de obter uma
sistematização que me levasse a compreender criticamente sobre a influência
da família durante o processo de aprendizagens/alfabetização da criança bem
como a relação estabelecida entre a família e a escola neste processo. Ao final,
destaca-se a mudança da postura da família de Murilo e a aprendizagem social
acerca da função da família na corresponsabilidade da relação família-escola.