Gestão educacional e formação continuada: suas contribuições para a construção da identidade docente
Resumo
A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como
tema central a formação continuada. Desse modo, tem-se como objetivo geral
investigar: Quais as contribuições do Curso de Especialização em Gestão
Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para a construção da
identidade docente dos professores de Santa Maria, egressos desse Curso. Para a
realização deste estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho
qualitativo de tipo estudo de caso, elenquei alguns objetivos específicos:
Compreender como o Curso pesquisado, pode contribuir para a construção da
identidade docente dos professores egressos dele, assim como, identificar quais as
características na diferença de identidade docente antes e depois da realização
deste Curso e Averiguar como a identidade docente depois do Curso pesquisado,
tem influenciado nos processos de gestão da escola em que os professores, sujeitos
da pesquisa, atuam. Inicialmente, se fez um mapeamento das temáticas
pesquisadas: Identidade docente, Histórico da formação continuada no Brasil e o
Histórico do curso pesquisado. Após, realizou-se uma pesquisa com coleta de
dados, com cinco egressas desse Curso de Especialização, utilizando como
instrumento o questionário. Em seguida, analisaram-se as respostas obtidas,
fazendo um paralelo com o referencial teórico, usando como metodologia a análise
do conteúdo. Os resultados apontados demonstram que o Curso de Especialização
pesquisado, contribui de diferentes maneiras, na construção da identidade docente
dos professores egressos do mesmo. Isso é possível perceber, a partir da
comparação entre a concepção de identidade docente, dos sujeitos dessa pesquisa,
antes e depois da realização do referido curso.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]