dc.contributor.advisor | Schmitz Filho, Antonio Guilherme | |
dc.creator | Dias, Otávio Figueiró | |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T18:31:57Z | |
dc.date.available | 2021-08-10T18:31:57Z | |
dc.date.issued | 2020-05-29 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21877 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | Among the varied possibilities that virtual social tools can present in the educational bias in times of Pandemic, the highlight in this article is the creation of groups via WhatsApp and Facebook, in addition to video calls via Google Meet, in order to facilitate interaction between students and teachers, with a view to structuring and developing virtual activities and simultaneous debates. Aiming to understand the different perspectives developed for the creation and accessibility to the contents of the Discipline of Collective Sports Games IV of the Physical Education Course Degree from UFSM, verifying with the universe of academic formation and the school universe, the constitution of meaning, through the use and ways of relating to new network technologies, with regard to remote service. Based on this, in the methodological context that reconfigures cartographic procedures to procedures related to narrative research as a way of understanding how the reconfigurations adopted for the remote attendance of academics enrolled in the discipline of JECsIV (DEC1005) were reorganized and developed during the pandemic caused by Covid-19. The article shows that it is possible to establish new teaching perspectives, in the sense of using social networks as educational tools, increasing chances for the democratization of teaching, as well as the organization and systematization of sports content. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Conteúdos | por |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.subject | PE | eng |
dc.subject | Contents | eng |
dc.title | O uso das redes sociais em tempos de pandemia: implementações didático-pedagógicas na Educação Física | por |
dc.title.alternative | The use of social networks in pandemic times: teaching-pedagogical implementations in Physical Education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Entre as variadas possibilidades que as ferramentas sociais virtuais podem apresentar no viés educacional em tempos de Pandemia, destaca-se neste artigo, a criação de grupos via WhatsApp e Facebook, além de vídeo chamadas via Google Meet, com o intuito de facilitar a interação entre alunos e professores, com vistas a estruturar e desenvolver atividades virtuais e debates simultâneos. Objetivando compreender as diferentes perspectivas desenvolvidas à criação e acessibilidade aos conteúdos da Disciplina de Jogos Esportivos Coletivos IV do Curso de Educação Física Licenciatura da UFSM, verificando junto ao universo de formação acadêmica e o universo escolar, a constituição de sentido, através do uso e das formas de relacionamento com as novas tecnologias em rede, no que diz respeito ao atendimento remoto. Baseando-se para tanto, no contexto metodológico que reconfigura procedimentos cartográficos aos procedimentos relacionados com a pesquisa narrativa como forma de compreender como as reconfigurações adotadas para o atendimento remoto dos acadêmicos matriculados na disciplina de JECsIV (DEC1005) foram reorganizadas e desenvolvidas durante a pandemia provocada pelo Covid-19. O artigo mostra ser possível estabelecer novas perspectivas de ensino, no sentido de utilizar as redes sociais como ferramentas educacionais, ampliando chances à democratização do ensino, bem como a organização e a sistematização de conteúdos esportivos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |