Psicanálise e docência no ensino superior: desejo e discurso
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Data
2019-11-07Primeiro coorientador
Biazus, Camilla Baldicera
Primeiro membro da banca
Charczuk, Simone Bicca
Segundo membro da banca
Alberti, Taís Fim
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Esta dissertação apresenta um olhar para o enlace entre a educação e a psicanálise, mais especificamente, ao docente universitário, tema que surge a partir de algumas inquietações que foram em mim provocadas através do percurso acadêmico, profissional e científico ao adentrar no PEG – Programa especial de graduação na Formação de Professores para a Educação Profissional. O objetivo desta pesquisa de mestrado consiste em problematizar o discurso presente na escolha docente pelo ensino superior e no desejo em exercê-la, bem como analisar os laços sociais/discursos frente às implicações no referido fazer docente. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa de orientação psicanalítica, a qual articula-se ao referencial teórico escolhido e aos pressupostos do trabalho psicanalítico, , quais sejam, a escuta na transferência e a associação livre. Tais pressupostos são assim compreendidos por possibilitarem e por permitirem o acesso à palavra. Os três participantes deste estudo estão vinculados à área das ciências humanas e assim se situam: em fase de doutoramento; no exercício da docência em início de carreira; no exercício da docência em final de carreira. Como fruto desta pesquisa e como resultado para atingir os objetivos, foram desenvolvidos dois artigos a serem descritos na sequência. No primeiro, apresentarei o percurso singular de cada docente entrevistado e o pensar sobre o desejo em exercer a docência universitária em cada participante. Com o objetivo de problematizar o desejo em exercer a docência no ensino superior juntamente ao pensar o laço social a cada momento desse percurso e seu enlace com a educação, o primeiro artigo foi intitulado como “A docência universitária e o desejo em exercê-la: a escuta em diferentes momentos deste percurso”. O segundo artigo, “A circulação dos discursos no exercício da docência universitária: a transposição do lugar do mestre”, por sua vez, tem como objetivo apresentar os discursos na teoria lacaniana, bem como analisar os discursos presentes no fazer docente. Nesse processo de escuta e de elaboração de escrita, optei em fazer uma análise de caso em psicanálise da docente em início de carreira, uma vez que apresentou um discurso mais aberto ao equívoco e uma possibilidade de circulação discursiva que vai transpor o discurso do mestre. A reflexão que pude construir ao longo desta dissertação me permite pensar a docência universitária como uma profissão que vai ao encontro do outro: seja ao pensar no desejo que, ousadamente, atribui a constituição do ser-professor, seja os discursos apresentados no campo lacaniano, onde aproximei a importância da circulação para o não adoecimento do docente universitário, pela aproximação/pelo encontro professor-aluno. Em sua elaboração, permiti-me ao seguinte gesto: tentar transformar a escrita acadêmica, deslocando-a do discurso universitário, na tentativa de dar sentido no/pelo campo da metáfora, da poesia e da polissemia das palavras que aqui fizeram suas marcas.
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