Psicanálise e docência no ensino superior: desejo e discurso
Fecha
2019-11-07Primeiro coorientador
Biazus, Camilla Baldicera
Primeiro membro da banca
Charczuk, Simone Bicca
Segundo membro da banca
Alberti, Taís Fim
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação apresenta um olhar para o enlace entre a educação e a psicanálise, mais especificamente, ao docente universitário, tema que surge a partir de algumas inquietações que foram em mim provocadas através do percurso acadêmico, profissional e científico ao adentrar no PEG – Programa especial de graduação na Formação de Professores para a Educação Profissional. O objetivo desta pesquisa de mestrado consiste em problematizar o discurso presente na escolha docente pelo ensino superior e no desejo em exercê-la, bem como analisar os laços sociais/discursos frente às implicações no referido fazer docente. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa de orientação psicanalítica, a qual articula-se ao referencial teórico escolhido e aos pressupostos do trabalho psicanalítico, , quais sejam, a escuta na transferência e a associação livre. Tais pressupostos são assim compreendidos por possibilitarem e por permitirem o acesso à palavra. Os três participantes deste estudo estão vinculados à área das ciências humanas e assim se situam: em fase de doutoramento; no exercício da docência em início de carreira; no exercício da docência em final de carreira. Como fruto desta pesquisa e como resultado para atingir os objetivos, foram desenvolvidos dois artigos a serem descritos na sequência. No primeiro, apresentarei o percurso singular de cada docente entrevistado e o pensar sobre o desejo em exercer a docência universitária em cada participante. Com o objetivo de problematizar o desejo em exercer a docência no ensino superior juntamente ao pensar o laço social a cada momento desse percurso e seu enlace com a educação, o primeiro artigo foi intitulado como “A docência universitária e o desejo em exercê-la: a escuta em diferentes momentos deste percurso”. O segundo artigo, “A circulação dos discursos no exercício da docência universitária: a transposição do lugar do mestre”, por sua vez, tem como objetivo apresentar os discursos na teoria lacaniana, bem como analisar os discursos presentes no fazer docente. Nesse processo de escuta e de elaboração de escrita, optei em fazer uma análise de caso em psicanálise da docente em início de carreira, uma vez que apresentou um discurso mais aberto ao equívoco e uma possibilidade de circulação discursiva que vai transpor o discurso do mestre. A reflexão que pude construir ao longo desta dissertação me permite pensar a docência universitária como uma profissão que vai ao encontro do outro: seja ao pensar no desejo que, ousadamente, atribui a constituição do ser-professor, seja os discursos apresentados no campo lacaniano, onde aproximei a importância da circulação para o não adoecimento do docente universitário, pela aproximação/pelo encontro professor-aluno. Em sua elaboração, permiti-me ao seguinte gesto: tentar transformar a escrita acadêmica, deslocando-a do discurso universitário, na tentativa de dar sentido no/pelo campo da metáfora, da poesia e da polissemia das palavras que aqui fizeram suas marcas.
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