Escola precária: contratos temporários, terceirização na escola pública e as implicações no trabalho das professoras de Educação Física
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Data
2019-10-30Primeiro membro da banca
Fonseca, Laura Souza
Segundo membro da banca
Costa, Leandra Costa da
Metadata
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Com este trabalho, objetivamos apresentar o movimento de precarização do trabalho das
professoras de Educação Física do Rio Grande do Sul a partir da precariedade do Mundo do
Trabalho. Utilizando como método o Materialismo Histórico e Dialético, retomamos a constituição
histórica da categoria docente em um país de capitalismo dependente e periférico como o Brasil, no
qual a precariedade assume um traço estrutural das relações de trabalho. Evidenciamos como a
forma de contratação temporária intensifica a precarização do trabalho docente e da escola pública
no atual período produtivista da educação brasileira, no qual as contrarreformas estruturais ao
alterarem substancialmente o estatuto social do trabalho brasileiro, aprofundam o capitalismo de
plataforma e a precariedade. Analisamos como as mudanças no Mundo do Trabalho subordinam a
especificidade do trabalho educativo a lógica de acumulação de capital e como se materializam a
partir da Base Nacional Curricular Comum e das propostas pedagógicas neotecnicistas e baseadas
em competências, como a do não-lugar da Educação Física, configurando um novo tipo de
professora e de intelectualidade pedagógica.
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