Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Histórias de vida: uma "escuta" às narrativas de uma surda sobre sua trajetória escolar

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (72.34Kb)
Data
2010-11-24
Autor
Jost, Sabine
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa teve como propósito a produção de conhecimentos acerca das práticas escolares vivenciadas por uma surda pertencente à comunidade de surdos de Santa Maria/RS, elucidando o caminho percorrido pela mesma, bem como as representações sobre educação de surdos apresentadas. Para a realização da pesquisa foi adotado o método da História de Vida, a qual se inseriu numa abordagem qualitativa, de cunho descritivo, caracterizando-se como um estudo de caso. No tocante aos resultados, evidenciou-se que a surda percorreu em sua trajetória educacional os caminhos do Oralismo, após os da Comunicação Total, até chegar, mais recentemente, às propostas de Educação Bilíngüe. Nos dois primeiros, através dos discursos que concebiam e representavam a surdez como uma deficiência e o surdo como um sujeito deficiente, a surda pesquisada declarou ter vivenciado experiências de sofrimento e de subordinação. Apenas nesta última proposta educacional teve a possibilidade de se perceber como pertencente a uma comunidade, a uma cultura, constituindo uma língua e uma identidade surda, tornando-se, assim, construtora e narradora da sua própria história. Por fim, faz-se relevante destacar a importância da escolha do método de História de Vida para esta pesquisa, uma vez que o uso desta metodologia possibilitou um momento de “escuta” à surda pesquisada para que relatasse seu modo de ver as suas próprias experiências de vida e, principalmente, as relacionadas à sua trajetória educacional, o que foi fundamental para uma profunda reflexão, apreensão e aprendizagem, tanto para a participante da pesquisa quanto para a pesquisadora.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2222
Coleções
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD [227]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.