Histórias de vida: uma "escuta" às narrativas de uma surda sobre sua trajetória escolar
Resumen
Esta pesquisa teve como propósito a produção de conhecimentos acerca das
práticas escolares vivenciadas por uma surda pertencente à comunidade de surdos
de Santa Maria/RS, elucidando o caminho percorrido pela mesma, bem como as
representações sobre educação de surdos apresentadas. Para a realização da
pesquisa foi adotado o método da História de Vida, a qual se inseriu numa
abordagem qualitativa, de cunho descritivo, caracterizando-se como um estudo de
caso. No tocante aos resultados, evidenciou-se que a surda percorreu em sua
trajetória educacional os caminhos do Oralismo, após os da Comunicação Total, até
chegar, mais recentemente, às propostas de Educação Bilíngüe. Nos dois primeiros,
através dos discursos que concebiam e representavam a surdez como uma
deficiência e o surdo como um sujeito deficiente, a surda pesquisada declarou ter
vivenciado experiências de sofrimento e de subordinação. Apenas nesta última
proposta educacional teve a possibilidade de se perceber como pertencente a uma
comunidade, a uma cultura, constituindo uma língua e uma identidade surda,
tornando-se, assim, construtora e narradora da sua própria história. Por fim, faz-se
relevante destacar a importância da escolha do método de História de Vida para
esta pesquisa, uma vez que o uso desta metodologia possibilitou um momento de
“escuta” à surda pesquisada para que relatasse seu modo de ver as suas próprias
experiências de vida e, principalmente, as relacionadas à sua trajetória educacional,
o que foi fundamental para uma profunda reflexão, apreensão e aprendizagem, tanto
para a participante da pesquisa quanto para a pesquisadora.