Ofício de professor/a: artesania da relação pedagógica escolar
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Data
2021-07-30Primeiro membro da banca
Bortoleto, Edivaldo José
Segundo membro da banca
Alves, Marcos Alexandre
Terceiro membro da banca
Ferreira, Liliana Soares
Quarto membro da banca
Fabri, Marcelo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces e, insere-se em um movimento investigativo e reflexivo que busca defender a escola e seus elementos característicos, em tempos de transformação do ato de ensinar para a facilitação da aprendizagem. Nesse sentido, o tema central da pesquisa é a relação pedagógica que se estabelece entre professor/a e aluno/a. Busca-se defender uma perspectiva artesanal no estabelecimento dessa relação dando enfoque para a argumentação sobre a potência da palavra. Aborda-se de modo sistemático (em momentos distintos) três características da produção artesanal: a consciência material (SENNETT, 2013), a ritualidade do fazer artesanal (SENNETT, 2012) e a oficina artesanal (SENNETT, 2013). Dispõe-se essas argumentações em aproximação de ideias e conceitos sobre a relação pedagógica para afirmar a tese de que o modo de produção artesanal pode possibilitar ao professor a constituição da relação pedagógica na qual pode-se depreender sua responsabilidade pelo mundo comum (ARENDT, 2007), comprometendo-se com o reconhecimento do discurso do Outro (LÉVINAS, 2011). Esta foi produzida a partir de uma metodologia denominada de artesanal caminhante bibliográfica de inspiração hermenêutica. Conclui-se que o/a professor/a pode ser um/a artesão/ã da relação pedagógica desde que se reconheça como tal e produza essa relação embasado/a nos princípios da artesania.
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