Condições de existência do sujeito surdo: os efeitos discursivos de língua, cultura e comunidade nos modos de vida contemporânea
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Data
2020-12-11Primeiro membro da banca
Gesser, Audrei
Segundo membro da banca
Crespi, Leonardo Peluso
Terceiro membro da banca
Lazzarin, Luís Fernando
Quarto membro da banca
Oliveira, Marilda Oliveira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta Tese foi produzida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença e tem como objetivo principal compreender como se constitui a rede discursiva que conduz e regula os modos de vida dos sujeitos surdos na contemporaneidade. O corpus analítico da pesquisa foi composto pelos enunciados da matriz discursiva sobre língua, cultura e comunidade provenientes de um exercício de bricolagem com atividades distintas realizadas com seis grupos de sujeitos surdos, o qual procurou responder aos seguintes objetivos: identificar nas narrativas surdas o fator constitutivo das línguas em contato; problematizar a relação da apropriação cultural e pertencimento nos processos de subjetivação; e analisar os efeitos da formação discursiva sobre comunidade nos modos de vida do sujeito surdo na contemporaneidade. A partir da materialidade produzida a analítica se deu sobre as condições de existência dos sujeitos surdos, na qual foi possível perceber as metanarrativas que constituem o arquivo – conceito foucaultiano – que abarca as práticas discursivas desse tempo em que chamamos de contemporaneidade e que conduz os modos de vida do sujeito surdo. Nesse sentido, buscou-se investimentos no conceito de arquivo, uma vez que, a partir deste estudo, identifico uma formação discursiva com uma posição fixa de sujeito surdo calcado numa essência surda; entretanto, a mesma mostrou rupturas e descontinuidades instituindo outras formas de ser/viver/existir surdo constituindo um possível novo arquivo discursivo. Este estudo mostrou certas recorrências discursivas sobre língua, cultura e comunidade que se apresentam ora de forma mais engessada e ora se mostram mais fluidas, que vazam e escorrem constituindo uma formação discursiva mais líquida e descontínua capaz de tensionar as grandes verdades produzidas em torno do sujeito surdo. Esses movimentos de ruptura a essa matriz discursiva vêm produzindo outros conhecimentos e saberes que endossam os modos de vida da comunidade surda. Essa discussão possibilitou ver que os descompassos enunciativos levam a outros
endereçamentos de vida que, no contexto desta tese, podem ser compreendidos como uma cidadania profana, uma vez que foge do que é considerado sagrado na comunidade. Assim, um dos efeitos possíveis dessa cidadania profana remeteu, no contexto desta tese, ao conceito de experiência de Larrosa, pois nela (cidadania profana) as verdades irrevogáveis que capturam e aniquilam o acontecimento ficam mais distantes e a re-existência emerge como criação inventiva a partir da experiência. A tese contribui na hipercrítica da tendência a proliferação de discursos mais doutrinários das condições de existência surda. Ao converter a existência surda em experiência para fugir da essência proferida pela comunidade, as peças do mosaico discursivo vêm ganhando novas cores e texturas no que tange ao sujeito surdo marcado por forma singular de ser/estar/existir.
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