Metodologia para análise do impacto da substituição da frota de veículos a combustão por elétricos em uma instituição pública de ensino
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Data
2021-06-09Primeiro membro da banca
Milbradt, Rafael Gressler
Segundo membro da banca
Brignol, Wagner da Silva
Metadata
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A mobilidade elétrica apresenta-se em destaque, principalmente nos países da Europa, Estados Unidos e China, os índices apontam um elevado crescimento nesse setor nos últimos anos. A China lidera o mercado dos elétricos e isso se deve especialmente às iniciativas públicas governamentais que promovem a eletromobilidade através de investimentos em infraestrutura de carregamento e garantem a manutenção de políticas de mobilidade urbana, principalmente ao setor de transportes públicos. O Brasil já apresenta iniciativas em relação à mobilidade elétrica e a maioria delas são decorrentes de ações individuais ou de empresas e organização privadas. O setor público carece de estudos que contribuam com o estabelecimento de procedimentos e regulamentações que considerem substituição da frota a combustão por veículos elétricos. Diante disso, o presente trabalho busca demonstrar as oportunidades relacionadas à mobilidade elétrica para instituições públicas e tem como objetivo desenvolver uma metodologia para criar um perfil de recargas de veículos elétricos para prédios públicos e posteriormente aplicá-la em um caso real para avaliar o impacto econômico sob o ponto de vista de consumo energético da substituição parcial e total da frota a combustão por elétrica em uma instituição pública de ensino. O perfil de recargas busca estabelecer o número e a potência de estações de recargas necessárias para atender a demanda de abastecimento da frota analisada. A partir dessas informações, busca-se avaliar o impacto econômico, sob o ponto de vista energético, proveniente da substituição da frota, através do perfil tarifário adotado pela instituição. A metodologia proposta também leva em consideração a existência de geração solar fotovoltaica e de futuras ampliações dessa geração para avaliar o impacto da geração distribuída sobre a viabilidade técnica e econômica. Para obter os resultados deste estudo foram considerados 4 cenários distintos, onde a substituição parcial e total de uma frota foi considerada, bem como a presença de geração distribuída. Na substituição parcial e total da frota, identificou-se qual a quantidade de estações de recarga, e a potência das mesmas, para atender os veículos elétricos, levando em conta o aumento do consumo de energia elétrica e o retorno financeiro proveniente da inserção e uso da energia elétrica renovável. Uma vez que as recargas dos veículos elétricos impactam no consumo de energia e, dependendo da potência, até mesmo na demanda, foi possível verificar a importância de se ter um perfil de recargas estimado de forma a contribuir com o planejamento da substituição da frota de veículos a combustão por elétricos em instituições públicas que operam com orçamentos limitados e precisam definir suas despesas para anos posteriores.
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