Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Saberes docentes"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
O professor na crise: os saberes da docência diante da dor do outro
(2016-11-11)A presente dissertação foi delineada com base na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Em ... -
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
(2014-03-24)Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. ... -
Saberes docentes, avaliação e inclusão: estudo de uma realidade
(2009-11-19)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Propõe refletir sobre os Saberes Docentes e a Avaliação de Alunos com ... -
A divisão curricular da educação física e seus impactos nos saberes docentes dos professores de ensino superior
(2013-04-18)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e tem como objetivo analisar os impactos causados pela reestruturação curricular de 2004 no CEFD/UFSM, sobre ... -
Trajetórias de duas professoras: formação e saberes docentes
(2008-04-04)Esta investigação, vinculada a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, passou a ser pensada ainda em meu processo de formação inicial, em que ... -
O professor inserido em instituições de atendimento sócioeducativo a adolescentes em conflito com a lei: a mobilização dos saberes docentes
(2007-05-10)A presente investigação teve por objetivos caracterizar o repertório de saberes/conhecimentos manifestados ou declarados pelos professores do Centro de Atendimento Sócio-Educativo de Santa Maria/RS acerca da sua prática ... -
Formação inicial e educação inclusiva: um olhar para cursos de licenciatura.
(2019-07-11)A pesquisa emerge de problematizações acerca dos saberes docentes que constituem a organização das práticas pedagógicas no cenário educacional brasileiro. Tendo como lócus a formação inicial de professores, objetiva ... -
Organização e desenvolvimento do estágio curricular na formação de professores de biologia
(2006-11-25)Compreender a complexidade em que a organização e o desenvolvimento do Estágio Curricular se encontra parece ser um investimento inadiável. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo sinalizar às Instituições de ... -
Necessidades formativas para a docência em geografia na educação básica
(2017-08-03)A pesquisa aqui relatada teve por objetivo “estabelecer possíveis relações entre necessidades formativas apontadas por professores de Geografia atuantes na Educação Básica e Saberes Necessários à docência apresentados na ... -
Atuação docente de professores de educação física de escolas públicas de ensino médio de Santa Maria/RS
(2018-10-25)A pesquisa relatada neste texto foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores”, sediado no Núcleo de Estudos em Educação, ... -
A herança do esquecimento: saberes docentes nas narrativas de formação
(2015-08-21)O presente trabalho de dissertação enquadra-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa ... -
Narrativas de estagiários e memórias: a formação de professores a partir do dito/ escrito/ lembrado
(2014-05-09)Esta pesquisa desenvolveu-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - Brasil (UFSM-BR) e está inserida na linha de pesquisa LP1: formação, saberes e desenvolvimento ... -
Concepções e práticas de docência dos professores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFTO - Campus Araguatins
(2015-09-03)Esta dissertação de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM. Buscou investigar Quais as concepções e práticas de docência dos ... -
Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis
(2014-06-10)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa ...