Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "School inclusion"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
A comunicação casa escola no contexto da inclusão de pessoas com TEA
(2016-03-22)O trabalho investiga como ocorre a comunicação entre escola e família no contexto do TEA. Desta forma apresenta uma breve revisão de literatura sobre a inclusão educacional escolar, com destaque para os aspectos históricos, ... -
As (im)possibilidades do ensino colaborativo nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN e tem como objetivo analisar como os professores dos anos finais do Ensino Fundamental ... -
Relações interpessoais e a perspectiva da educação inclusiva
(2023-07-12)A presente pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserida na linha de pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”. ... -
Um estudo de indicadores da representação social de um grupo de professores frente ao processo de inclusão escolar
(2002-05)A pesquisa busca identificar indicadores da Representação Social de um grupo de doze professores, distribuídos em três escolas diferentes, na cidade de Santa Maria/RS, em 2001. O referencial teórico remonta a história ... -
Das políticas públicas de inclusão escolar à atuação do profissional de apoio/monitor
(2016-10-26)O presente estudo intitulado “Das políticas públicas de inclusão escolar à atuação do profissional de apoio/monitor” tem como objetivo geral conhecer como ocorre a atuação do profissional de apoio/monitor no contexto de ... -
A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo na perspectiva de seus professores: estudo de caso em quatro escolas do município de Santa Maria/RS
(2014-01-06)Este trabalho investiga a inclusão educacional escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município de Santa Maria, RS. A inclusão será analisada a partir dequatro indicadores: presença, participação, ... -
A educação especial na educação do campo: as configurações de uma escola da rede municipal de ensino
(2017-03-08)A presente pesquisa versa sobre a educação especial no contexto na educação do campo da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, justificando-se pelas poucas pesquisas envolvendo o contexto das escolas do campo e dos ... -
Gestores educacionais para a educação inclusiva: arranjos e tramas na contemporaneidade
(2016-08-26)Nesta pesquisa, problematizei a circulação dos discursos que têm, na aliança entre a gestão educacional e a inclusão escolar, uma potente estratégia de produção na escola contemporânea. Para tanto, busquei dar conta da ... -
Decorrências do processo formativo com vistas à educação inclusiva no fazer pedagógico de egressos dos cursos de Licenciatura da UFSM
(2013-03-11)Esse estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Consiste em uma investigação sobre a relevância ... -
A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista em municípios da 4ª Colônia de Imigração Italiana, RS: um olhar sobre as práticas pedagógicas
(2014-11-16)Esta pesquisa se constitui como um estudo de caso múltiplo do tipo exploratório e possui uma abordagem qualitativa. O objetivo geral deste estudo foi investigar como ocorrem os processos de escolarização de alunos com TEA ... -
Estudo de caso de uma criança com características de altas habilidades: problematizando questões referentes à inclusão escolar
(2007-01-12)A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. O interesse em realizar esta pesquisa surgiu ... -
A escola como tempo e espaço na formação continuada para a inclusão escolar: o instituído e o instituinte
(2008-12-15)Esta pesquisa foi desenvolvida durante o mestrado na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional , e traz como cenário uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São Pedro do Sul RS, em que ... -
Avaliação em educação especial: tecnologia de governamento no atendimento educacional especializado
(2013-04-26)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como questão norteadora compreender quais efeitos dos discursos sobre avaliação são colocados em funcionamento ... -
Práticas pedagógicas nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma turma do 6º ano
(2017-08-24)Esta dissertação tem como objetivo analisar práticas pedagógicas para o ensino das línguas portuguesa e inglesa, as quais foram alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Fundamental – Anos Finais. A pesquisa foi ... -
Práticas pedagógicas em educação especial: articulação pedagógica para a formação inicial
(2017-08-28)A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), os alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação ...