Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 536
-
A organização e o desenvolvimento de estágios curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores
(2008-06-10)O presente estudo teve por objetivo contribuir para uma melhor compreensão das formas de organização e desenvolvimento dos Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura. Nesse sentido, nos propusemos a responder o ... -
Música no ensino fundamental: a lei 11.769/08 e a situação de escolas municipais de Santa Maria/RS
(2011-03-31)A presente dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao ... -
A realidade do professor substituto nas universidades da região sul do Brasil: contribuições para a qualidade do trabalho docente
(2010-04-01)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa da Pós-graduação em Educação da UFSM. O trabalho apresentado teve como propósito principal conhecer a realidade do ... -
Um olhar crítico acerca da influência das políticas públicas nas reformas educacionais a partir dos anos noventa: em foco a repercurssão na ampliação da escolarização no Brasil e na Argentina
(2009-07-10)O presente estudo pretende uma reflexão acerca dos espaços sociais, históricos, políticos e econômicos nos quais estão inseridos a escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, no Brasil e na Escola Primaria (EP)19, ... -
Teoria da atividade e mediação tecnológica livre na escolarização a distância
(2006-05-26)Com o surgimento da Internet, os Ambientes Virtuais de EnsinoAprendizagem (AVEA) se apresentam como mediadores tecnológicos que podem viabilizar os processos escolares, representando mais oportunidades educacionais. ... -
As representações de educação física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais do ensino fundamental
(2004-03-04)O presente estudo, uma investigação de natureza qualitativa, tematiza a Educação Física nas séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa realizada em três escolas: uma da rede municipal, uma da rede estadual e uma da rede ... -
Escola Municipal Rural Maringá, em Araguatins - TO: um estudo de caso qualitativo dos processos e necessidades de formação docente
(2015-08-27)Esta dissertação de mestrado aborda a situação dos professores atuantes na Escola Municipal Rural Maringá em Araguatins, Região do Bico do Papagaio, Norte do Tocantins. Relata os resultados de pesquisa qualitativa do tipo ... -
A comunicação casa escola no contexto da inclusão de pessoas com TEA
(2016-03-22)O trabalho investiga como ocorre a comunicação entre escola e família no contexto do TEA. Desta forma apresenta uma breve revisão de literatura sobre a inclusão educacional escolar, com destaque para os aspectos históricos, ... -
A produção de identidades profissionais no cenário musical de Santa Maria
(2012-04-05)Esta pesquisa analisou os processos de produção de identidades e subjetividades do músico profissional santa-mariense, questionando os discursos e as redes de significação que são produzidos no e para o cenário musical ... -
As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento
(2005-04-08)Esta dissertação visa investigar as Representações Sociais dos professores da rede pública estadual de Santa Maria/RS acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (psicose e autismo), buscando ... -
Palavras geradoras como tema para o design de estamparia para tapetes: um estudo com mulheres da Vila Cerrito
(2004-09-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa prática de ensino na sub-área Educação e Arte, deu-se pelo interesse em aprender e desenvolver práticas de ensino na educação de adultos em ambiente não-formal, contribuindo ... -
Processo identitário do professor de arte do sudoeste do Paraná: diálogos sobre o conteúdo música
(2010-07-14)A referida dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa Educação e Artes apresenta como foco temático o processo identitário das professoras do contexto educacional ... -
À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
(2010-12-20)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir da análise de discursos de ... -
O imaginário e os saberes de pedagogas professoras universitárias: (re)contando histórias de vida
(2006-03-30)A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Para a sua realização escolhi como ... -
Mulher e o mundo do trabalho: histórias de vida de estudantes no Programa Nacional Mulheres Mil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO
(2015-07-30)A presente dissertação teve a finalidade de estudar a história de vida de mulheres participantes em cursos de qualificação profissional, ofertados nos campi: Palmas e Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, ... -
O significado do curso do Pronatec e a inserção no mercado de trabalho do jovem egresso do programa
(2015-09-08)Este trabalho situa-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ao enfocar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino ... -
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
(2015-03-03)O tema das altas habilidades/superdotação perpassa os espaços de ensino de maneira significativa, tanto na identificação do público-alvo como também no trabalho e estímulo à diversidade de habilidades que um indivíduo pode ... -
Gestão democrática do ensino público: narrativas sobre a escolha do diretor e a constituição do conselho escolar na autonomia da escola
(2012-12-17)O presente trabalho traz uma reflexão sobre o início da Gestão Democrática do Ensino Público no Rio Grande do Sul, destacando o processo de constituição dos Conselhos Escolares e da escolha dos diretores das escolas ... -
Ensino fundamental de nove anos: em busca da legitimação no cotidiano escolar
(2010-03-26)Esta dissertação investiga como são implementadas as políticas públicas no cotidiano de uma escola particular e de uma escola pública estadual de ensino do município de Santa Maria, considerando a ampliação da escolarização ... -
Formação docente, educação ambiental e representações sociais: uma pesquisa com três professores(as) especialistas em educação ambiental
(2007-03-21)Esta pesquisa teve origem a partir de dois fatores: a preocupação profissional com os rumos da Educação Ambiental nas instituições escolares e, um certo mal estar docente gerado pela (in)compreensão, por parte da sociedade ...