Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Bastos, Fábio da Purificação de"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Teoria da atividade e mediação tecnológica livre na escolarização a distância
(2006-05-26)Com o surgimento da Internet, os Ambientes Virtuais de EnsinoAprendizagem (AVEA) se apresentam como mediadores tecnológicos que podem viabilizar os processos escolares, representando mais oportunidades educacionais. ... -
Porque os doutores possuem em suas cozinhas panos de prato adornados com pontilhas de crochê...
(1998-11)Este trabalho consistiu em uma investigação do tipo etnográfico, acerca das práticas têxteis do crochê como expressão cultural de resistência. Nesta perspectiva, visou compreendê-las em seus processos rituais de transmissão, ... -
Atividades de estudo hipermidiática mediadas por ambiente virtual de ensino-aprendizagem livre
(2010-02-19)Investigamos a integração hipermidiática das Tecnologias da Informação e da Comunicação livres nas atividades de estudo, mediadas por Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Livre, mais especificamente pelo Moodle, em um ... -
Desafios ambientais na educação infantil
(2008-06-30)Trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil, torna-se relevante, quando esse trabalho é diferenciado em relação ao que se presencia nos currículos e nas práticas educativas das instituições, o qual se restringe a ... -
Investigando as potencialidades dos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores
(2005-04-29)Considerando o aprender sempre, a investigação e a análise reflexiva das práticas pedagógicas rotineiras, os avanços tecnológicos, os conhecimentos e informações de todas as áreas que aumentam exponencialmente, a Formação ... -
Avaliação do potencial dialogicoproblematizador dos materiais didáticos produzidos pelo Probio/EA
(2011-03-25)Essa dissertação propõe-se a avaliar o potencial dialógicoproblematizador dos materiais didáticos Probio/EA para a abordagem do tema Meio Ambiente. Para tanto, destacam se as potencialidades dos mesmos na interface com a ... -
Investigação ação escolar: situação-problema na aprendizagem de conceitos matemáticos
(2008-04-23)Seguiu-se, nesta pesquisa, a concepção sugerida pelos PCN de que situaçãoproblema é ponto de partida para a aprendizagem de conceitos matemáticos e não uma mera aplicação de conteúdos já adquiridos. Investigou-se ativamente, ... -
Interação colaborativa em hipermídia educacional no ensino-aprendizagem de física
(2013-03-06)Essa dissertação sinaliza a importância da interação colaborativa no ambiente escolar em tempos de ensino-aprendizagem de Física em rede, mediado por tecnologia educacional. A prioridade foi a interação colaborativa na ... -
A cultura informática livre no espaço escolar-universitário
(2005-11-28)Este estudo corresponde à realização e analise de uma prática escolar investigativa, dialógico-problematizadora e desafiadora, onde se estuda como a cultura informática livre pode potencializar mudanças na prática educativa ... -
Mobilização dos saberes curriculares em ambiente virtual de ensino-aprendizagem
(2007-03-16)Propomos avaliar a mobilização de saberes referente ao currículo ensinado em nível de Ensino Médio Curso Normal mediadas pelo AMEM Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador . Como estratégia investigativa, ... -
Atividades de estudo de física hipermidiáticas: flexibilidade cognitiva, interatividade, interação e visualização
(2013-02-07)O objetivo principal desta pesquisa foi investigar a contribuição da hipermídia educacional como mediação tecnológica para o desenvolvimento de atividades de estudo e, consequentemente, para a compreensão dos conhecimentos ...